Olá Membro EPA!

 

Você esta satisfeito e seguro com o modo de focagem que usa? O modo de focagem faz toda a diferença na nossa fotografia e é sobre isso que gostaria de abordar hoje. Então vamos la. 

 

Modo de Focagem:


Por que o modo de foco é importante? As configurações de foco que escolhemos influenciam diretamente nossa capacidade de compor nossas fotos. 

 

Especificamente, as configurações padrão da câmera, como o modo de área de AF de área automática e o foco de liberação do obturador, inibem nossa capacidade de compor com eficiência. 

 

Por quê? Bem, ambos os modos nos obrigam a compor nossas fotos de maneiras específicas, que normalmente não são as melhores composições para qualquer cena. 

 

Vamos explorar como esses modos nos afundam ao fracasso. O problema está no foco de liberação do obturador. Esse modo tenta verificar se um assunto está em foco antes de liberar o obturador e capturar uma foto. 

 

Isso é útil para amadores que nunca usaram um sistema de foco complexo antes, mas, infelizmente, torna muito difícil compor imagens efetivas. 

 

O foco de liberação do obturador requer que você ative o obturador até a metade para focalizar e pressione-o completamente para disparar uma foto. 

 

Se você é novo em tudo isso, provavelmente está usando o foco do obturador por padrão. Esta é uma ótima maneira de se acostumar com a fotografia DSLR, mas você vai ter que refocalizar constantemente sua câmera.

 

O foco de liberação do obturador força você a focar toda vez que faz uma imagem! O foco de liberação do obturador é um sistema de rodinhas de treinamento - só vai ficar no caminho entre você e sua próxima cena. 

 

O foco de liberação do obturador também dificulta a composição correta das fotos. 

 

Você precisa encontrar o seu assunto, meio clique para focar, compor e depois clicar para fotografar. 

 

E isso deve ocorrer para cada foto! Soa como muitos passos não é? São poucos os profissionais de maior calibre que trabalham dessa maneira. 

 

Por exemplo, se você estiver tentando usar a regra de terços, com o assunto na metade direita da imagem, a câmera não terá como saber realmente qual é o seu assunto e pode tentar focar em outro objeto (com base no modo de foco da Área de AF) no quadro antes de liberar o obturador. 

 

A maioria dos fotógrafos pode se atrapalhar com isso uma ou duas vezes e, claro, corrigir apenas colocando o assunto no meio do quadro, ou em um local onde o foco reconheça o assunto e foque corretamente. 

 

Esta não é a solução correta! Isso destruiu nossa capacidade de usar técnicas interessantes, como a regra dos terços! Devemos reconhecer que isso é sintomático de um problema - neste caso, estamos usando o modo de foco errado - o foco do disparo do obturador deve ir! 

 

Os problemas com o modo de foco automático AF-Área estão relacionados aos problemas com o foco de liberação do obturador, mas também vale a pena mencionar em seu próprio respeito. 

 

O modo de foco da Área de AF permite definir a área no quadro em que você deseja que sua câmera tente focar. Isso pode potencialmente nos dar muito controle sobre como nos concentramos e, então, compor nossas imagens. 

 

Infelizmente, a configuração padrão - Modo de foco automático AF-Área - faz exatamente o oposto: ele se concentra indiscriminadamente, usando seu melhor palpite sobre o assunto do seu quadro e muitas vezes está errado. 

 

Os fotógrafos rapidamente percebem isso e, claro, corrigem, novamente, colocando o assunto no meio do quadro, onde é improvável que o foco automático da área de AF seja confundido. 

 

Por que esses problemas existem? Se o modo de foco de liberação do obturador e o modo de foco automático AF-Área são experiências de foco abaixo do ideal, então por que eles são enviados com a câmera como as configurações padrão? Podemos responder a isso investigando rapidamente seu modelo de negócios. 

 

Os novos compradores de DSLR geralmente nunca usaram um sistema de câmera que exige que os usuários sejam conscientes sobre como exatamente focalizar seu assunto. 

 

Aprender todos os sinos e assobios em uma câmera moderna pode ser assustador. A nova Nikon D750 possui 40 menus de configurações, cada um com vários submenus, subconjuntos, etc. 

 

Câmeras são animais complicados! E os fabricantes de câmeras não farão bem financeiramente se os recém-chegados forem superados pela complexidade e retornarem sua nova e brilhante DSLR antes de aprenderem a usá-la. 

 

Um dado interessante aqui é que cerca de 1 em 4 adultos são analfabetos demais para entender como usar um computador. Os fabricantes sabem disso e querem tornar seus sistemas tão fáceis de usar quanto possível. Assim, a maioria das câmeras vem configurada para exposição automática (que você não está usando, certo?), Com configurações de foco voltadas para fotógrafos do menor denominador comum. 

 

A solução: AF de ponto único e foco de botão de retorno  é a configuração mais importante que podemos usar para começar instantaneamente a tirar fotos melhores. 

 

Como o AF de ponto único funciona? Bem, imagine que você está compondo a seguinte foto: No modo AF de ponto único, você tem a capacidade de mover o ponto de foco automático até onde seu objeto reside atualmente no quadro e, após a focagem automática, a câmera tentará focalizar o assunto naquele ponto. 

 

Este é um "gamechanger" em comparação com o sistema automático, porque agora você está explicitamente dizendo à sua câmera onde você quer que ela se concentre - garantindo assim que ela não estrague e comece a focar em um cachorro correndo atrás de seu assunto, uma nuvem, etc. . 

 

O modo AF de ponto único melhora suas composições!

 

O foco de botão de retorno, ao contrário do foco de liberação do obturador, permite que você clique em um botão na parte traseira da sua DSLR para ativar o sistema de foco da câmera. 

 

O obturador agora não é mais usado para focar, e não há mais o conceito de um 'meio clique' - você usa o seu obturador apenas para capturar fotos. 

 

Esse desacoplamento do sistema de foco do sistema de captura é uma dádiva absoluta - permite que você foque e componha a foto simultaneamente em uma única etapa e depois capture sua foto livremente depois.

 

O comportamento confuso no qual você está se concentrando enquanto faz sua foto não existe mais nos modos de foco de botão de retorno. 

 

Reprodução de potência: botão de retorno + foco de ponto AF único A metodologia de focalização preferida com a qual vários outros profissionais e eu nos acostumamos ao longo dos anos é o botão de voltar a focar usando um único ponto AF. 

 

Isso pode demorar um pouco para se acostumar, mas simplificará muito o fluxo de trabalho de foco e composição. 

 

Veja como isso funciona: 

1. Compor Agora você está livre para compor sua foto exatamente como deseja, prestando total atenção aos objetos e assuntos em seu quadro.

 

2. Foco (usando um único ponto AF e seu botão de volta) Agora, você pode se concentrar em focalizar (trocadilho completamente intencional). Como seu quadro está composto adequadamente, você pode simplesmente mover seu ponto AF único até o ponto em que deseja que seu quadro esteja em foco e pressionar o botão de foco traseiro para focar sua foto.

 

3. Click, click e click! Agora você tem controle completo sobre quando disparar o seu obturador, e você não precisa pensar em focar ou compor na fase de disparo, você já fez isso nas etapas 1 e 2, lembra? 

 

Ressalvas. Há circunstâncias em que o foco de liberação do obturador é uma opção de foco melhor, mesmo para fotógrafos experientes. Um exemplo disso é a fotografia de esportes - na qual o tempo que leva para compor, focar e, em seguida, filmar o processo provavelmente vai demorar muito e fazer com que você perca momentos importantes. Estas situações são poucas e distantes entre si - e para a grande maioria das situações, queremos ter controle sobre como nos concentramos e compomos as cenas. 

 

AF de ponto único na sua câmera. Ah, também pode ser muito difícil encontrar a configuração AF de ponto único na sua câmera. Eu notei que essa configuração parece se tornar corriqueira em modelos de câmeras mais recentes. Por quê? Quem sabe, os engenheiros que constroem câmeras nem sempre são muito antenados na experiência do usuário. 

 

 

Espero ter ajudado a você entender um pouco mais sobre modo de focagem, não basta somente ler a matéria mas sim colocar em pratica!

 

Grande abraço!

 

Sam Sacramento